segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Por dentro da GMB - IV

O editor assistente

Tratando do trabalho de publicar um periódico científico, como começou seu envolvimento com a GMB?

Klaus: Associei-me à SBG logo após a minha vinda para o Brasil em 1998 e, por trabalhar em uma área ainda relativamente nova no país, a biologia e genética de desenvolvimento, fui convidado, em 2002, para ser um dos editores associados na área Developmental Genetics.  No mesmo ano, me tornei um dos editores da revista Apidologie, dirigida para pesquisas sobre abelhas.

Assim, com uma experiência editorial consolidada, fui convidado para ser editor assistente na GMB, em 2005.


Quais as atividades que você desenvolve como assistente do editor? Quantas horas por semana são dirigidas para estas atividades?

Klaus: Existe uma certa divisão de trabalho entre o editor e o editor assistente, sendo que o primeiro lida principalmente com a análise editorial de submissões, enquanto eu fico responsável pela supervisão da produção dos XMLs para a PMC, implementação e manutenção da plataforma Scholar One e a supervisão da fase da produção, que inclui o controle de qualidade dos trabalhos dos copy editors, a verificação dos PDFs produzidos na diagramação, o envio de artigos para Ahead-of-Print e a composição de fascículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário