sexta-feira, 22 de julho de 2011

Elsevier

Em maio, o SIBi/USP e a Elsevier promoveram uma série de eventos no Brasil, entre eles o "Seminário para Revisores: como ser um revisor eficiente para periódicos internacionais", com a presença da diretora estratégica de Serviços de Periódicos da Elsevier, Rose Olthof.

Além de abordar o  processo de revisão, em sua palestra, Olthof comentou sobre o "mundo" da Elsevier e sobre o trabalho de publishers e editores.

De acordo com Olthof, em média, as bases de dados da Elsevier aceitam para indexação 20 periódicos por ano, sendo 40% deles eletrônicos, 30% impressos e 30% eletrônicos e impressos.

Olthof destacou que uma boa publicação científica, além de bons artigos, tem uma importância e um relação com a sua comunidade. "O periódico é importante para a comunidade e vice-versa", disse.

Sobre os publishers, Olthof afirmou que suas responsabilidades incluem a produção editorial, acompanhando as tendências das pesquisas na área da publicação, e também o gerenciamento das áreas de vendas, marketing e divulgação.

Olthof sugeriu que os editores sempre investiguem os currículos dos autores, incluindo outros artigos que eles publicaram, e fez um alerta: revisores que não publicaram nada nos últimos cinco anos, não podem ser bons avaliadores de manuscritos. Ela recomendou às publicações que busquem os professores doutores em início de carreira, pois eles estariam sempre "famintos por publicar e revisar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário