quarta-feira, 25 de abril de 2012

Revista de Direito Sanitário discute a saúde mental no Brasil

A última edição da Revista de Direito Sanitário apresenta aos seus leitores o debate "Loucura, direito e sociedade, um laço de presunções ideologicamente justificadas", apresentado por Fernanda Otoni de Barros-Brisset, professora da Federal de São João Del Rey e supervisora da Rede Municipal de Saúde Mental de Belo Horizonte.

Com o objetivo de discutir a saúde mental no Brasil de hoje, o debate é composto pelos trabalhos: "Como são tratados os doentes mentais infratores? Periculosidade, medida de segurança e reforma psiquiátrica", dos pesquisadores Itana Viana e Luis Eugenio de Souza; "O devido processo de internação psiquiátrica involuntária na ordem jurídica constitucional brasileira", de Gustavo Henrique de Aguiar Pinheiro; e "Sofrimento mental e os desafios do direito à saúde", de Isabel Maria Sampaio Oliveira Lima e Ludmila Cerqueira Correia.

Para Barros-Brisset, os artigos que compõem a discussão podem abrir caminhos "para estabelecer, em outras bases, a relação entre a loucura e a sociedade, ou seja, entre os humanos e os direitos". Segundo a pesquisadora, os "autores, generosamente, nos permitem pensar que ainda é tempo de avançar, em nossa sociedade, na direção desejável da substituição da presunção da periculosidade pela presunção de sociabilidade, pois quando se trata da experiência humana, são imprevistas, inéditas e inventivas as respostas do sujeito ao real - louco ou não". 

Além dessa importante discussão sobre loucura, direito e sociedade, a última edição da Revista de Direito Sanitário dá mostras de sua abrangência internacional e divulga trabalhos que refletem sobre o direito à saúde na Bélgica: "A eutanásia entre valões e flamengos: aplicações e efeitos da legislação permissiva", de Márcia Araújo Sabino de Freitas; na Europa: "O direito social à saúde - análise de decisão da Corte Europeia dos Direitos do Homem", de Fernanda Pereira Zhouri; e no continente africano: "Direitos reprodutivos e sexuais: uma crítica ao Artigo 14 do Protocolo dos Direitos das Mulheres da África", da pesquisadora de Uganda, Harriet Diana Musoke.

 

A Revista de Direito Sanitário é uma publicação do Núcleo de Pesquisas em Direito Sanitário da Universidade de São Paulo (NAP-DISA/USP) e do Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário (CEPEDISA).

 

A última edição da publicação está disponível e pode ser adquirida pelo e-mail assine-rdisan@cepedisa.org.br ou pelo telefone (55 11) 3061 7774.

REVISTA DE DIREITO SANITÁRIO - Número 3 - Volume 12

Exemplar avulso: R$ 75,00

Assinatura do Volume 12 completo (Fascículos 1, 2 e 3): R$ 210,00

Homepage: www.revdisan.org.br

E-mails: revdisan@usp.br e assine-rdisan@cepedisa.org.br

Telefone (55 11) 3061 7774

Nenhum comentário:

Postar um comentário