terça-feira, 22 de maio de 2012

Compartilhando

Do Blog do Kuramoto, com créditos para a professora Ariadne Chloe Furnival, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Acaba de ser lançada a revista Journal of Librarianship and Scholarly Communication que tem como foco compartilhar inovações úteis, práticas e reflexões que  “que fortaleçam a biblioteconomia e que aumentam o acesso ao ‘estoque comum de conhecimento’”.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

IX Seminário Internacional de Direito Sanitário

O Núcleo de Pesquisa em Direito Sanitário da Universidade de São Paulo (NAP-DISA/USP) e o Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário (Cepedisa) promovem o "IX Seminário Internacional de Direto Sanitário - Direito à Saúde e Democracia Sanitária: Pontes para Cidadania".

O seminário faz parte do projeto "Direito à Saúde e Democracia Sanitária: Pontes para a Cidadania", desenvolvido pelo NAP-DISA/USP, que reúne docentes e pesquisadores de diferentes unidades da USP (Direito, Saúde Pública, Medicina, Relações Internacionais e Ciências Humanas) e que tem como objetivo geral investigar e analisar as diversas formas de construção democrática do direito para a efetivação do direito à saúde em países com altos níveis de crescimento econômico.

Nesse sentido, o seminário contará com a presença de pesquisadores do Brasil, China, Índia, África do Sul, Rússia e França, que participarão de quatro painéis:

PAINEL 1
Efetivação do Direito Universal à Saúde em Estados Democráticos de Direito: Democracia Sanitária e Participação da Sociedade em Decisões Legislativas, Executivas e Judiciais

PAINEL 2
O Reconhecimento da Saúde como Direito e os Deveres Jurídico-constitucionais dos Estados para a sua Efetivação

PAINEL 3
O Papel do Poder Judiciário na Efetivação do Direito à Saúde: Judicialização do Direito à Saúde nos Estados Democráticos de Direito e as Experiências dos BRICS

PAINEL 4
Processo de Incorporação de Tecnologias ao Sistema de Saúde e seus Mecanismos de Responsabilização/Participação Social

O seminário será nos dias 11 e 12 de junho de 2012, na Faculdade de Saúde Pública da USP. A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 08 de junho, pelo e-mail: seminter@fsp.usp.br. No corpo da mensagem, por favor, informar: nome, área de atuação, endereço, telefone e e-mail para confirmação.

IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DIREITO SANITÁRIO
Direito à Saúde e Democracia Sanitária: Pontes para Cidadania
11 e 12 de junho de 2012
FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA - USP
Auditório João Yunes
Av. Dr. Arnaldo, 715 - Cerqueira César - São Paulo/SP - Brasil
Inscrições até 08 de junho, pelo e-mail: seminter@fsp.usp.br

Mais informações em: http://www.cepedisa.org.br

terça-feira, 15 de maio de 2012

EVENTOS ABEC

Já estão abertas as inscrições para o XX Curso de Editoração Científica e o V Seminário Satélite para Editores Plenos, eventos promovido pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).

Com o tema "A importância da ciência brasileira no contexto mundial", os eventos serão realizados em Belo Horizonte, entre os dias 9 e 11 de julho.

A UFMG é a parceira da ABEC na promoção e organização do curso e do seminário.

As inscrições já estão abertas na página eletrônica da ABEC.